quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

OS LIMITES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

“Meu filho começou a chorar e eu via que não era sono, fome nem dor. Era só pirraça. Então eu disse que ele podia ficar chorando e fui para o quarto. Minutos depois, abri a porta e ele estava quietinho, sentado no chão do corredor. Quando me viu, começou a chorar novamente. Nesse momento, pude perceber o poder que ele tinha e que fazia aquilo para me atingir”. Este relato, a princípio ingênuo, serve para ilustrar o quanto delimitar limites é essencial na formação de toda criança. A idéia do limite auxilia para a compreensão do certo ou errado, do que se pode e do que não se pode fazer. Esta tarefa cabe ao adulto ensinar. Uma criança que cresce tendo tudo o que quer que nunca escuta um “não” se desenvolve sem conhecer seus deveres e seus direitos, sem saber respeitar o outro. Hoje, encontramos muitos pais que, sentindo-se culpados pelo pouco tempo que passam com seus filhos, buscam compensar esse sentimento satisfazendo a todas as suas vontades. Mesmo sendo verdade que a criança sinta a falta dos pais, não é preciso que as regras e o bom senso devam ser esquecidos. Os pais devem perceber que o importante é a qualidade do tempo que ficam com seus filhos e não a quantidade. Logicamente, não podemos deixar de falar da importância do papel da escola nessa formação. Ela lida com a criança durante horas, todos os dias, em diversas situações em que o limite se faz necessário tendo na orientação dos pais. Afinal, a educação é um processo complexo e que exige uma grande interação entre família e educadores. Mas, mesmo a escola tendo uma grande colaboração para a evolução desse processo, não podemos esquecer que a base da educação ainda é dada pelos pais. Se estes demonstram insegurança na hora de colocar o limite, ou não tem seus valores bem claros, a tendência é que seus filhos se comportem da mesma forma. Com tudo que foi dito faz-se necessário ressaltar que para os casos identificados, os responsáveis pela criança devem buscar ajuda de um psicólogo infantil ou de família para serem orientados devidamente sobre como lidar com o limite; até onde ir, como agir, como achar o equilíbrio? Ângela Costa Marques Psicóloga/Esp. Dificuldades de Aprendizagem

2 comentários:

Unknown disse...

Obrigada por compartilhar seu blog. Fico muito honrada e gostaria de dizer através deste comentário que gostei muito do texto "Os limites na Educação Infanti" , porque acredito que o ato de impor limites à criança é fundamental para formar um individuo mais consciênte de si mesmo. Beijos da Chey

Ângela Marques disse...

Cláudia, fiquei um bom tempo sem movimentar meu Blogger. Me encontre no Facebook: Ângela Costa Marques