domingo, 8 de maio de 2011

BULLYING:Como identificar os envolvidos?


Palestra no Colégio CER - Unidade da Taquara


COMPORTAMENTO DA VÍTIMA:

NA ESCOLA

Durante o recreio está freqüentemente isolado e separado do grupo, ou procura ficar próximo do professor ou de algum adulto;
Apresenta-se comumente com aspecto contrariado, triste, deprimido ou aflito;
Na sala de aula tem dificuldade em falar diante dos demais, mostrando-se inseguro ou ansioso;
Nos jogos em equipe é o último a ser escolhido;
Apresenta-se comumente com aspecto contrariado, triste, deprimido ou aflito;
Desleixo gradual nas tarefas escolares;
Apresenta ocasionalmente contusões, feridas, cortes, arranhões ou a roupa rasgada, de forma não-natural;
Falta às aulas com certa freqüência.

EM CASA

Apresenta, com freqüência, dores de cabeça, pouco apetite, dor de estômago, tonturas, sobretudo de manhã;
Muda o humor de maneira inesperada, apresentando explosões de irritação;
Regressa da escola com as roupas rasgada ou sujas e com o material escolar danificado;
Desleixo gradual nas tarefas escolares;
Apresenta aspecto contrariado, triste deprimido, aflito ou infeliz;
Apresenta contusões, feridas, cortes, arranhões ou estragos na roupa;
Apresenta desculpas para faltar às aulas;
Raramente possui amigos, ou se possui, são poucos os que compartilham seu tempo livre;
Pede dinheiro extra à família ou furta;
Apresenta gastos altos na cantina da escola.


COMPORTAMENTO DO AGRESSOR:

NA ESCOLA

Faz brincadeira ou gozações, além de rir de modo desdenhoso e hostil;
Coloca apelidos ou chama pelo nome e sobrenome dos colegas, de forma malsoante;
Insulta, menospreza, ridiculariza, difama;
Faz ameaças, dá ordens, domina e subjuga;
Incomoda, intimida, empurra, picha, bate, dá socos, pontapés, beliscões, puxa os cabelos, envolve-se em discussões e desentendimentos;
Pega materiais escolares, dinheiro, lanches e outros pertences dos outros colegas, sem consentimento.

EM CASA

Regressa da escola com as roupas amarrotadas e com ar de superioridade;
Apresenta atitude hostil, desafiante e agressiva com pais e irmãos, chegando a ponto de atemorizá-los sem levar em conta a idade ou a diferença de força física;
É habilidoso para sair-se bem em “situações difíceis”;
Exterioriza ou tenta exteriorizar sua autoridade sobre alguém;
Porta objetos ou dinheiro sem justificar sua origem.




“A auto-estima é uma sensibilidade desenvolvida na família e na escola, que tem a necessidade de um ambiente socializante para ser desenvolvida. Paralelamente, tem no autoconhecimento a fonte para seu aprimoramento”. (Ângela C. Marques,2008)