sábado, 20 de fevereiro de 2010

A ARTE DE APRENDER


Aprendemos o tempo todo. Enquanto espécie, nós só evoluímos porque aprendemos. O cérebro se adapta ao estilo da vida de seu dono através de algumas características, como: elasticidade, reinventando, criando novos neurônios, novas conexões e novas funções (Isquierdo, 2006). Já se sabe que a aprendizagem pode levar a alterações estruturais no cérebro, porque a cada nova experiência do indivíduo, redes de neurônios são reorganizadas em resposta à experiência e como adaptação a estímulos repetidos. Durante a aprendizagem, o cérebro recebe, usa, armazena, repassa e expressa à informação, de forma visual, auditivo-seqüencial, conceptual, através da fala e da atenção – todos juntos ao mesmo tempo. A aprendizagem é muito interessante porque na verdade é como damos sentido à vida. As informações podem ser absorvidas através de técnicas de ensino ou até pela simples aquisição de hábitos. O individuo precisa estar pronto para o aprender, pois a aprendizagem humana envolve ato ou vontade de aprender, dinamismo e criatividade. Todo nosso processo é baseado na criatividade. O conteúdo das matérias é explorado para que o aluno aprenda de maneira crítica e criativa. E o foco não é no conteúdo, mas na forma de você absorver as informações. Nos dias atuais, o mais importante é desenvolver a autoconfiança junto com a curiosidade e interesse em descobrir as informações, ou seja, aprender a aprender. A aprendizagem é um processo que se cumpre no Sistema Nervoso Central – SNC, produzindo modificações que, em muitos casos, podem ser permanentes e se traduzem por uma modificação funcional ou condutal. É uma adaptação do individuo com o seu meio. A aprendizagem é um processo de apreensão do conteúdo da experiência humana de forma interativa com o seu meio. Em outras palavras, é fazer um processamento através dos estímulos de entrada sensoriais que darão as operações cognitivas, passando por quatro fases: receptivo, memória/aprendizagem, pensamento e expressão/comunicação. Para, então, ter uma modificação no comportamento e, assim, gerar a aprendizagem. Neste sentido, o ambiente é elemento fundamental para o processo da aprendizagem. Um ambiente empobrecido leva o individuo a desenvolver menos o seu cérebro, tendo como conseqüência uma limitação na aprendizagem. Antigamente, a escola só se preocupava com a formação punitiva, exigia que o aluno se enquadrasse num determinado modelo e quando ele não conseguia era punido e cobrado de forma autoritária e às vezes cruel. Hoje, já se sabe que a liberdade e a criatividade, são fatores chaves, determinante na formação do indivíduo e do futuro profissional. As escolas que hoje se preocupam com o desenvolvimento do aluno, são norteadas na liberdade e criatividade humana. Seu projeto pedagógico apresenta um conteúdo das matérias para que o aluno aprenda com autonomia e criatividade. E o foco não é no conteúdo, mas na forma do aprendiz absorver as informações. Nos dias atuais, o mais importante é desenvolver a auto-estima, a autoconfiança junto com a curiosidade e interesse em descobrir as informações, ou seja, aprender a aprender.

Ângela Costa Marques - Psicóloga/Especialista em Dificuldades de Aprendizagem