terça-feira, 16 de novembro de 2010

A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE CRIADORA NA EDUCAÇÃO



"Nós vivemos entre dois mundos, ou seja, entre dois sistemas de percepção totalmente diferentes: percepção de coisas externas, por meio dos sentidos, e percepção de coisas internas, por meios de imagens do inconsciente".
C.G. Jung

Como a linguagem é limitada e racional, dificulta traduzir sentimentos e sensações em palavras o que proporciona filtrar aquilo que será dito, organizando as idéias, impedindo que o conteúdo mais importante seja tocado. A arte como meio de compreender o desenvolvimento entra como desbloqueadora, aproximando a pessoa da sensação e da emoção acessando conflitos não ditos e explicados pela linguagem verbal. Implica em usar o cérebro para alterar, renovar, encontrar respostas e soluções, experienciar novas formas de viver com mais criatividade, dando um novo sentido a vida.
As mudanças, à medida que a criança cresce e se desenvolve, são claramente visíveis em seus desenhos. Milhares de desenhos feitos por elas, jamais existirá dois que irão ser idênticos. Cada desenho reflete os sentimentos, a capacidade intelectual, o desenvolvimento físico, a acuidade perceptivo, o envolvimento criador, o gosto estético e até a evolução social do indivíduo.
A melhor descarga emocional na arte,está quando a criança retrata as coisas que são significativas e importantes para ela e quando ela própria aparece retratada.
Todo ajuste a uma nova situação implica flexibilidade – flexibilidade no pensamento, flexibilidade na imaginação e flexibilidade na ação.
Crianças que apresentam freqüentes repetições estereotipadas poderá haver uma dificuldade real na adaptação a novas circunstâncias.
A constante superproteção condiciona as crianças a confiarem noutras pessoas e a se refugiarem atrás dessa superproteção. Isto as priva não só da sua liberdade, mas também da sua capacidade para se adaptarem a novas situações.
A criança emocionalmente livre, desinibida, na expressão criadora, sente-se segura e confiante ao abordar qualquer problema que derive de suas experiências. Identifica-se, extritamente, com seus desenhos e tem liberdade para explorar e experimentar grande variedade de materiais.
A arte dá oportunidade a qualquer pessoa de desenvolver habilidades e despertar todo o seu potencial através da expressão artística com o uso de diversos materiais como pintura, recorte e colagem, desenhos, dança, modelagem, entre outros. Cada material atua de uma maneira em cada pessoa despertando emoções antes contidas, renovando o ser humano, fazendo surgir novas percepções a cerca de si mesmo e do mundo num processo contínuo de conhecimento. A arte trabalha essencialmente a emoção.

"(...) É por meio dessas manifestações expressivas que nos é dado penetrar no mundo interior dos psicóticos, mundo tão pouco acessível às abordagens lógico-discursivas. O terapeuta que verdadeiramente deseja entrar em contato com seu doente terá de aprender a decifrar as imagens que ele pinta ou modela, terá de aprender a ler sua expressão corporal, a captar as veladas expressões de suas tentativas de comunicação".
Nise da Silveira

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